D. Pedro I (SP-065)

Uma das principais rodovias do Estado, a rodovia D. Pedro I (SP-065) começou a ser planejada no início da década de 60. Sua construção integrava o plano rodoviário estadual, que vislumbrava uma rodovia que permitisse a ligação mais curta entre as rodovias Anhanguera (SP-330) e Dutra (BR-116), sem a necessidade de tráfego pelos municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Com 145,5 km de extensão, a D. Pedro I garante a ligação entre o Vale do Paraíba e a Região Metropolitana de Campinas. Seu traçado tem início em Jacareí, na interseção com a rodovia Carvalho Pinto (SP-070); e segue até Campinas, no entroncamento com a Anhanguera.

Além de executar a manutenção periódica do pavimento de toda extensão da rodovia, a Rota das Bandeiras concluiu em dezembro/2020 as obras para construção das marginais da D. Pedro I, no trecho urbano de Campinas, entre o km 129 (trevo da Leroy Merlin) e o km 145+500, no entroncamento com a Anhanguera. O investimento da Concessionária nessa obra foi de R$ 186,8 milhões (base Julho/2020).

No trecho de Campinas da rodovia, a Concessionária também trabalhou na modernização dos trevos. As principais intervenções executadas pela Rota das Bandeiras na região foram iniciadas em março de 2010 e, desde então, a Concessionária já concluiu a implantação do Trevo da Leroy Merlin, no km 129; a alça de Sousas, no km 125+800; e remodelou a entrada de Barão Geraldo, com a criação de cinco novas alças e a elevação do Tapetão.

Já em dezembro/2019, a Concessionária concluiu as obras de remodelação dos trevos Galleria (km 131) e Carrefour (km 133), além da recuperação e alargamento para implantação de acostamento no viaduto do Sam's Club (km 132), passagem inferior da Maria Fumaça e Ponte Anhumas. Por fim, em dezembro/2020 foi entregue a aguardada obra de remodelação do Trevo dos Amarais, que contribuiu para resolver um antigo gargalo do trânsito local.

O planejamento da Rota das Bandeiras prevê ainda a remodelação do trevo de acesso à rodovia Governador Adhemar de Barros (SP-340) - obra já concluída, cuja liberação aos motoristas está condicionada à execução de outras melhorias na região, sob responsabilidade de estabelecimento privado instalado no início da SP-340.

No segundo semestre de 2022, a Concessionária iniciou as obras para implantação da 3ª faixa da rodovia, no trecho de Atibaia. Serão construídas faixas adicionais nos dois sentidos da via, ampliando a capacidade de fluxo em uma região com grande volume de tráfego, sobretudo pelo entroncamento com a rodovia Fernão Dias (BR-381). As novas pistas, no trecho entre os km 74 e 80, do entroncamento com a Fernão Dias até a praça de pedágio de Atibaia, foram concluídas entre maio e junho de 2024.

Já em 2025, a Concessionária prevê a execução de nova etapa do projeto de implantação das faixas adicionais na rodovia D. Pedro I, com mais 8km de pistas entre os km 80 e 88 da rodovia, entre a praça de pedágio de Atibaia e a divisa do município com Jarinu. 

A Rota das Bandeiras destaca ainda que, conforme previsto no contrato de concessão do Corredor Dom Pedro, serão ao todo 55km de faixas adicionais ao longo da rodovia D. Pedro I, entre Atibaia e Campinas.

 

 

 

 

 

 

 

Anel Viário José Roberto Magalhães Teixeira (SP-083)

O anel viário foi projetado na década de 90 para criar uma nova alternativa de tráfego na região de Campinas, com a retirada do fluxo de passagem do sistema viário municipal.

Inaugurado em 2001, o trecho leste do anel viário contava originalmente com 12 km de extensão, fazendo a ligação entre as rodovias D. Pedro I (SP-065) e Anhanguera (SP-330). A rodovia homenageia José Roberto Magalhães Teixeira, prefeito de Campinas nas décadas de 80 e 90 e morto em 1996.

Com a Concessão, a rodovia recebeu fortes investimentos para ampliar a sua extensão em mais 9,8 km, até até as proximidades do Aeroporto Internacional de Viracopos.

Os trabalhos foram divididos em duas etapas. A primeira intervenção, com 5,8 km de extensão, contempla o trecho entre as rodovias Anhanguera e dos Bandeirantes (SP-348). A Rota das Bandeiras investiu R$ 183,2 milhões na execução das obras deste trecho, que foram iniciadas em junho/2013 e concluídas em dezembro/2015.

A segunda etapa do projeto, garantindo sua ligação entre a rodovia dos Bandeirantes e a rodovia Miguel Melhado Campos (SP-324), popularmente conhecida por Vinhedo-Viracopos, foi iniciada em dezembro/2017 e concluída em janeiro de 2022. O investimento da Concessionária somente neste trecho foi de R$ 100,7 milhões (base Julho/2021).

Agora, com 22km em sua extensão, o anel viário passa a conectar a região do Campo Belo às três principais rodovias de Campinas. Em trechos mais movimentados, a rodovia chega a receber um tráfego diário superior a 50 mil veículos. 

Depois da extensão do anel viário, a próxima intervenção prevista para o local está relacionada à construção da terceira faixa de rolamento em ambos os sentidos da rodovia, no trecho entre os km 0 a 12, entre as rodovias D. Pedro I e Anhanguera, justamente o trecho que recebe o maior volume de tráfego, com cerca de 55 mil veículos por dia. O trabalho de implantação das novas pistas deverá ter início em 2026, com prazo estimado em até 18 meses para sua conclusão.

 

 

 

 

 

 

Prof. Zeferino Vaz (SP-332)

Inaugurada em 1981, a rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332) tem 81 km de extensão e faz a ligação entre as cidades de Campinas, Paulínia, Cosmópolis, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho, Conchal e Mogi Guaçu.

Conta com fluxo intenso de veículos, por fazer a ligação no trecho popularmente conhecido por "Tapetão", entre o Centro de Campinas e o distrito de Barão Geraldo, onde está a Unicamp; e também por garantir acesso ao polo petroquímico de Paulínia.

A rodovia homenageia o médico Zeferino Vaz, idealizador e fundador da Unicamp, universidade da qual foi reitor por 12 anos, entre 1966 e 1978.

A homenagem a Zeferino Vaz, no entanto, é recente. Até 2010, a SP-332 era denominada General Milton Tavares de Souza. A mudança da nomenclatura foi autorizada depois da aprovação de projeto de Lei do deputado estadual Milton Flávio (PSDB), que contestava a homenagem a um militar que, supostamente, teria apoiado a ditadura no país, entre 1964 e 1985.

Desde que assumiu a administração da rodovia, a Rota das Bandeiras promoveu a remodelação do Trevo de Barão Geraldo, com a construção de cinco novas alças, além da elevação do Tapetão, acabando com os conflitos viários existentes na região. O novo trevo foi entregue em outubro/2014 depois de receber investimento total de R$ 8,7 milhões.

A Rota das Bandeiras também investiu na duplicação de pistas da rodovia, no trecho entre os municípios de Engenheiro Coelho e Conchal. A primeira etapa da duplicação, no trecho entre os km 176 e 180, em Conchal, foi entregue em março/2019. Já a segunda etapa, do km 164 ao km 176, foi concluída em março/2021. O investimento da Rota das Bandeiras nesta etapa dos trabalhos foi de R$ 113,7 milhões (base Julho/2020).

Outro importante investimento previsto para a rodovia é a implantação das pistas marginais entre os km 114 e 125, do distrito de Barão Geraldo, em Campinas, até Paulínia. As obras no local foram iniciadas no segundo semestre de 2022, com a construção de uma passagem de fauna na altura do km 117, e a segunda etapa das obras é executada desde agosto/2023, no trecho entre os km 121 e 125, em Paulínia. O investimento total da Rota das Bandeiras nessa obra é R$ 141,8 milhões (base Julho/2023) e a previsão de conclusão é para o segundo semestre de 2026.

 

 

 

 

 

 

 

Perimetral de Itatiba (SPI 081/360)

A rodovia um sonho de quatro décadas da população. A obra foi entregue em julho/2024 e a nova rodovia do Corredor Dom Pedro cria uma importante ligação com o sistema Anhanguera-Bandeirantes para o escoamento da produção logística, a partir da conexão entre as rodovias D. Pedro I (SP-065), Eng. Constâncio Cintra (SP-360) e Romildo Prado (SP-063). 

A obra teve investimento de R$ 167,9 milhões e gerou 940 postos de trabalho (310 diretos e 630 indiretos). A Perimetral de Itatiba (SPI 081/360) atende a uma demanda inicial de 5,6 mil veículos/dia e contribui para a retirada do tráfego de veículos pesados do sistema viário municipal de Itatiba, melhorando a mobilidade e a segurança viária. 

Construída em uma região montanhosa, a nova rodovia exigiu o uso de modernas técnicas de compactação do solo e estruturas de contenção. Ao longo dos 8,5 km de pistas duplas, foram construídas sete obras de artes especiais (OAEs), com destaque para o trevo de conexão com a rodovia Luciano Consoline (SP-063) e as rotatórias que dão acesso ao bairro Pinheirinho, no km 6+450.

O projeto da Perimetral também reforça a preocupação e cuidado da Concessionária com a fauna. Cinco passagens de fauna foram construídas, sendo três passagens subterrâneas e duas aéreas, para a travessia de animais arborícolas, como macacos, preguiças e ouriços.

Após a entrega das obras de implantação da Perimetral, a Rota das Bandeiras concentra as atenções para o projeto de duplicação do trecho de 1,8km de extensão da rodovia Luciano Consoline, entre a Perimetral e a rodovia D. Pedro I. Desde janeiro/2025, as equipes da Concessionária trabalham com os processos de remanejamento de interferências e desapropriação das áreas necessárias à execução da obra, além do início dos serviços de supressão vegetal.

 

 

 

Engenheiro Constâncio Cintra/João Cereser (SP-360)

A Rota das Bandeiras é responsável pelo trecho com 19,3 km de extensão das rodovias Engenheiro Constâncio Cintra/João Cereser (SP-360) que fazem a ligação entre os municípios de Itatiba e Jundiaí. Este trecho da rodovia, entre os km 67 e 81, foi totalmente duplicado entre 2012 e 2014, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade local.

A Rota das Bandeiras investiu R$ 221,28 milhões nas obras de duplicação da SP-360. A rodovia ganhou novos trevos de acesso e viadutos, trazendo muito mais conforto e segurança aos usuários.

O trecho da rodovia conhecido como João Cereser, entre os km 62 e 65, teve obras de implantação de marginais concluído em dezembro/2022. O investimento de R$ 48 milhões contemplou também a remodelação de dispositivos de acesso. A construção de vias auxiliares melhorou as condições de tráfego no acesso às rodovias Vereador Geraldo Dias (SP-332), Dom Gabriel (SP-300) e Anhanguera (SP-330), assim como para importantes avenidas do município, como Luís Latorre, Armando Giassetti e Alberto Rodrigues de Oliveira.

 

 

 

 

 

 

Romildo Prado (SP-063)

O trecho da rodovia Romildo Prado (SP-063) com 15,7 km de extensão entre os municípios de Itatiba e Louveira está sob responsabilidade da Rota das Bandeiras.

Além do contínuo investimento nas obras de recuperação especial do pavimento - dois ciclos de investimento já foram executados -, a rodovia recebeu obras de duplicação no trecho entre os km 0 e 2+300, do entroncamento com a Anhanguera até o trevo de Louveira. A obra foi concluída em janeiro/2019, com investimento total de R$ 47,7 milhões (base Julho/2018). Além da duplicação, os trabalhos também contemplaram um novo trevo em desnível no km 0+800, a melhoria do trevo localizado na altura do km 1+800, assim como a implantação de uma passarela no mesmo local.

Outra intervenção concluída foi a implantação de uma faixa adicional entre os km 8+100 e 10 da rodovia para ampliar as condições de segurança e conforto oferecidas aos usuários da rodovia.

Também foram investidos cerca de R$ 11 milhões nas obras de remodelação do acesso à estrada municipal Monterrey, no trevo do Arataba, na altura do km 7 da rodovia; e na implantação de duas novas passarelas, nos km 3, em Louveira, e 12, em Itatiba.

No segundo semestre de 2022, a rodovia foi beneficiada com a implantação de faixas adicionais em trechos de Louveira e Itatiba, visando ampliar a segurança dos usuários. O investimento nessas intervenções, que contemplam trechos do km 2+100 ao km 3+500 e do km 4+100 ao km 5+250, em Louveira, além dos km 15 ao 15+700, em Itatiba, foi de R$ 24,7 milhões.

 

 

 

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