D. Pedro I (SP-065)
Uma das principais rodovias do Estado, a rodovia D. Pedro I (SP-065) começou a ser planejada no início da década de 60. Sua construção integrava o plano rodoviário estadual, que vislumbrava uma rodovia que permitisse a ligação mais curta entre as rodovias Anhanguera (SP-330) e Dutra (BR-116), sem a necessidade de tráfego pelos municípios da Região Metropolitana de São Paulo.
Com 145,5 km de extensão, a D. Pedro I garante a ligação entre o Vale do Paraíba e a Região Metropolitana de Campinas. Seu traçado tem início em Jacareí, na interseção com a rodovia Carvalho Pinto (SP-070); e segue até Campinas, no entroncamento com a Anhanguera.
Além de executar a manutenção periódica do pavimento de toda extensão da rodovia, a Rota das Bandeiras concluiu em dezembro/2020 as obras para construção das marginais da D. Pedro I, no trecho urbano de Campinas, entre o km 129 (trevo da Leroy Merlin) e o km 145+500, no entroncamento com a Anhanguera. O investimento da Concessionária nessa obra foi de R$ 186,8 milhões (base Julho/2020).
No trecho de Campinas da rodovia, a Concessionária também trabalhou na modernização dos trevos. As principais intervenções executadas pela Rota das Bandeiras na região foram iniciadas em março de 2010 e, desde então, a Concessionária já concluiu a implantação do Trevo da Leroy Merlin, no km 129; a alça de Sousas, no km 125+800; e remodelou a entrada de Barão Geraldo, com a criação de cinco novas alças e a elevação do Tapetão.
Já em dezembro/2019, a Concessionária concluiu as obras de remodelação dos trevos Galleria (km 131) e Carrefour (km 133), além da recuperação e alargamento para implantação de acostamento no viaduto do Sam's Club (km 132), passagem inferior da Maria Fumaça e Ponte Anhumas. Por fim, em dezembro/2020 foi entregue a aguardada obra de remodelação do Trevo dos Amarais, que contribuiu para resolver um antigo gargalo do trânsito local.
O planejamento da Rota das Bandeiras prevê ainda a remodelação do trevo de acesso à rodovia Governador Adhemar de Barros (SP-340) - obra já concluída, cuja liberação aos motoristas está condicionada à execução de outras melhorias na região, sob responsabilidade de estabelecimento privado instalado no início da SP-340.
No segundo semestre de 2022, a Concessionária iniciou as obras para implantação da 3ª faixa da rodovia, no trecho de Atibaia. Serão construídas faixas adicionais nos dois sentidos da via, ampliando a capacidade de fluxo em uma região com grande volume de tráfego, sobretudo pelo entroncamento com a rodovia Fernão Dias (BR-381). A previsão da Concessionária é de que as novas pistas, no trecho entre os km 74 e 80, do entroncamento com a Fernão Dias até a praça de pedágio de Atibaia, serão liberadas ao tráfego até o final de maio de 2024.