D. Pedro I (SP-065)
Uma das principais rodovias do Estado, a rodovia D. Pedro I (SP-065) começou a ser planejada no início da década de 60. Sua construção integrava o plano rodoviário estadual, que vislumbrava uma rodovia que permitisse a ligação mais curta entre as rodovias Anhanguera (SP-330) e Dutra (BR-116), sem a necessidade de tráfego pelos municípios da Região Metropolitana de São Paulo.
Com 145,5 km de extensão, a D. Pedro I garante a ligação entre o Vale do Paraíba e a Região Metropolitana de Campinas. Seu traçado tem início em Jacareí, na interseção com a rodovia Carvalho Pinto (SP-070); e segue até Campinas, no entroncamento com a Anhanguera.
Além de executar a manutenção periódica do pavimento de toda extensão da rodovia, a Rota das Bandeiras concluiu em dezembro/2020 as obras para construção das marginais da D. Pedro I, no trecho urbano de Campinas, entre o km 129 (trevo da Leroy Merlin) e o km 145+500, no entroncamento com a Anhanguera. O investimento da Concessionária nessa obra foi de R$ 186,8 milhões (base Julho/2020).
No trecho de Campinas da rodovia, a Concessionária também trabalhou na modernização dos trevos. As principais intervenções executadas pela Rota das Bandeiras na região foram iniciadas em março de 2010 e, desde então, a Concessionária já concluiu a implantação do Trevo da Leroy Merlin, no km 129; a alça de Sousas, no km 125+800; e remodelou a entrada de Barão Geraldo, com a criação de cinco novas alças e a elevação do Tapetão.
Já em dezembro/2019, a Concessionária concluiu as obras de remodelação dos trevos Galleria (km 131) e Carrefour (km 133), além da recuperação e alargamento para implantação de acostamento no viaduto do Sam's Club (km 132), passagem inferior da Maria Fumaça e Ponte Anhumas. Por fim, em dezembro/2020 foi entregue a aguardada obra de remodelação do Trevo dos Amarais, que contribuiu para resolver um antigo gargalo do trânsito local.
O planejamento da Rota das Bandeiras prevê ainda a remodelação do trevo de acesso à rodovia Governador Adhemar de Barros (SP-340) - obra já concluída, cuja liberação aos motoristas está condicionada à execução de outras melhorias na região, sob responsabilidade de estabelecimento privado instalado no início da SP-340.
No segundo semestre de 2022, a Concessionária iniciou as obras para implantação da 3ª faixa da rodovia, no trecho de Atibaia. Serão construídas faixas adicionais nos dois sentidos da via, ampliando a capacidade de fluxo em uma região com grande volume de tráfego, sobretudo pelo entroncamento com a rodovia Fernão Dias (BR-381). As novas pistas, no trecho entre os km 74 e 80, do entroncamento com a Fernão Dias até a praça de pedágio de Atibaia, foram concluídas entre maio e junho de 2024.
Já em 2025, a Concessionária prevê a execução de nova etapa do projeto de implantação das faixas adicionais na rodovia D. Pedro I, com mais 8km de pistas entre os km 80 e 88 da rodovia, entre a praça de pedágio de Atibaia e a divisa do município com Jarinu.
A Rota das Bandeiras destaca ainda que, conforme previsto no contrato de concessão do Corredor Dom Pedro, serão ao todo 55km de faixas adicionais ao longo da rodovia D. Pedro I, entre Atibaia e Campinas.