Marginais e modernização dos trevos da D. Pedro I (SP-065)
O projeto completo de construção das marginai tem 32 km de pistas, contemplando toda a área urbana de Campinas, entre o km 129 (trevo da Leroy Merlin) e o km 145+500, no entroncamento com a Anhanguera, e foi entregue de forma definitiva em dezembro/2020. O trecho é o que recebe o maior fluxo da rodovia, com cerca de 125 mil veículos por dia. O investimento da Concessionária foi de R$ 186,8 milhões (base Julho/2020).
De acordo com o projeto, os pontos em que já existiam marginais foram adaptados aos padrões das novas pistas e interligados. A marginal integrada tem o papel de diluir o tráfego da pista expressa, servindo de apoio a quem quer transitar entre os bairros, no perímetro urbano. Pelas faixas expressas agora devem trafegar majoritariamente os motoristas que realizam viagens de longo percurso, entre municípios.
Além da implantação das pistas marginais, a Concessionária trabalhou na modernização dos Trevos. As principais intervenções executadas pela Rota das Bandeiras na região foram iniciadas em março de 2010 e, desde então, foi concluída a implantação do Trevo da Leroy Merlin, no km 129; e da alça de Sousas, no km 125+800. Além disso, a entrada do distrito de Barão Geraldo foi remodelada, com a criação de cinco novas alças e a elevação do trecho conhecido por Tapetão.
Já em dezembro/2019, a Concessionária concluiu as obras de remodelação dos trevos Galleria (km 131) e Carrefour (km 133), além da recuperação e alargamento para implantação de acostamento no viaduto do Sam's Club (km 132), passagem inferior da Maria Fumaça e Ponte Anhumas. A última etapa concluída neste complexo pacote de intervenções foi a remodelação do Trevo dos Amarais, com dez alças independentes e o fim dos congestionamentos diários no local, entregue em dezembro/2020.
Marginais da rodovia João Cereser (SP-360)
A rodovia João Cereser (SP-360), em Jundiaí, ganhou pistas marginais no trecho do km 65 ao km 62, entre o Mundo das Crianças e o entroncamento com a Anhanguera (SP-330), em uma região com tráfego essencialmente urbano, com média diária de 37 mil veículos.
A construção de novas pistas e a remodelação de dispositivos de acesso eliminou gargalos de trânsito e fez a segregação entre os tráfegos urbano e intermunicipal, deixando as pistas expressas para o trânsito intermunicipal. A construção de vias auxiliares melhorou as condições de tráfego no acesso às rodovias Vereador Geraldo Dias (SP-332), Dom Gabriel (SP-300) e Anhanguera (SP-330), assim como para importantes avenidas do município, como Luís Latorre, Armando Giassetti e Alberto Rodrigues de Oliveira.
A obra recebeu investimentos de R$ 48 milhões por parte da Concessionária. Foi necessária a construção de quatro novas Obras de Arte Especiais (OAEs) – pontes e viadutos - e adequações em outras cinco estruturas existentes, além de implantação de 13 muros de contenção.