Marginais da rodovia D. Pedro I

Marginais da rodovia D. Pedro I

As novas marginais da rodovia, quando concluídas, vão ampliar em 66% a capacidade de tráfego da D. Pedro I (SP-065) no trecho que corta área urbana de Campinas. A obra, que prevê investimento total de cerca de R$ 183,3 milhões (base Julho/2019), custeados pela Concessionária, vai ampliar as faixas destinadas ao tráfego de seis para dez, separar o tráfego rodoviário do tráfego urbano e beneficiar diariamente cerca de 125 mil usuários.

No total, o projeto prevê 36,2 km de vias marginais, que vão desde o km 129, trevo da Leroy Merlin, até o km 145+500, entroncamento com a rodovia Anhanguera. Serão implantados/remodelados e ampliados nove dispositivos de interseção com a D. Pedro I, como o Trevo de Barão Geraldo, já entregue.

O trecho entre os km 129 e 143 já foi entregue e reduziu significativamente os pontos de lentidão no local. Atualmente, os operários atuam na implantação da última etapa das marginais, entre os km 143 ao km 145+500, do trevo dos Amarais até o entroncamento com a Anhanguera.

Além das obras nas marginais, a Concessionária trabalha na modernização dos Trevos. As principais intervenções executadas pela Rota das Bandeiras na região foram iniciadas em março de 2010 e, desde então, a Concessionária já concluiu a implantação do Trevo da Leroy Merlin, no km 129; a alça de Sousas, no km 125+800; e remodelou a entrada de Barão Geraldo, com a criação de cinco novas alças e a elevação do Tapetão.

Neste momento, a Concessionária executa das obras de remodelação dos trevos Galleria (km 131) e Carrefour (km 133), além da recuperação e alargamento para implantação de acostamento no viaduto do Sam's Club (km 132), passagem inferior da Maria Fumaça e Ponte Anhumas, com previsão de conclusão até dezembro/2019 (liberação do tráfego na rodovia) e março/2020 (sistema viário dos novos trevos).

O planejamento da Rota das Bandeiras prevê ainda a implantação do trevo dos Amarais e a remodelação do trevo de acesso à rodovia Governador Adhemar de Barros (SP-340) - obra já concluída, cuja liberação aos motoristas está condicionada à execução de outras melhorias na região, sob responsabilidade de estabelecimento privado instalado no início da SP-340.

 

 

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