Programa de educação no trânsito Rota da Educação retorna a Valinhos e irá beneficiar mais de mil alunos
7.10.2025
O programa de educação no trânsito da Concessionária Rota das Bandeiras destinado a alunos do ensino fundamental de escolas municipais está de volta a Valinhos. O Rota da Educação irá beneficiar mais de mil alunos das EMEBs Prof. Dirce Antônio, no Cocais, e Prof. Alice Nonato, no Jardim Jurema, durante o mês de outubro.
O Rota da Educação é o principal instrumento da Concessionária para levar aos alunos das 17 cidades que compõem o Corredor Dom Pedro aprendizados específicos sobre educação no trânsito. Desde seu início, em 2012, o programa beneficiou mais de 100 mil alunos e cerca de 3 mil professores em mais de 400 escolas em todo o Corredor. O Rota da Educação é desenvolvido nos municípios que demonstram interesse no programa e não era realizado em Valinhos desde 2016.
Somente este ano, o Rota da Educação já passou por 28 escolas municipais de Itatiba, Jarinu e Conchal, levando conscientização a mais de sete mil alunos. Após Valinhos, o programa será desenvolvido em Igaratá. Valinhos também será beneficiado este ano com o “Na Pista Certa”, programa da Fundación Mapfre em parceria com a Concessionária. Durante uma semana, uma ‘mini cidade’ será montada no recinto da Festa do Figo e receberá os alunos da rede municipal. Na cidade cenográfica de 600m², as crianças irão andar de bicicleta e triciclo em um circuito em que interagem com ‘pedestres’ e ‘motoristas’.
Rota da Educação
Durante a atividade nas escolas, os alunos do 1º ao 9º ano aprendem de forma lúdica boas práticas no trânsito, com o apoio de um megatabuleiro que reproduz o “Jogo da Rota”; é com esse jogo de tabuleiro que a Concessionária estimula a reflexão sobre atitudes corretas e comportamentos inadequados na circulação de pedestres, ciclistas e motoristas. O objetivo é preparar desde cedo as crianças para a realidade das ruas e rodovias das cidades.
Entre as orientações transmitidas, a Concessionária destaca a necessidade de que todos os ocupantes dos veículos utilizem o cinto de segurança – inclusive no transporte escolar -, a utilização de passarelas e faixas de pedestres para a travessia segura, e os riscos à segurança de motociclistas que a linha com cerol de pipa provoca.
Ao final da apresentação, os estudantes levam para casa uma versão compacta do jogo – um kit com o tabuleiro, dado e as peças – e podem se transformar em agentes multiplicadores dos conceitos com a família, contribuindo para a construção de uma cultura de segurança viária no meio em que vivem.
“É muito importante para as crianças o trabalho feito através do Rota da Educação. Eles passam a observar o trânsito de uma outra maneira e, na prática, os alunos vivenciam o que aprenderam, como a importância da travessia na faixa de pedestres, o respeito às vagas preferenciais e a compreensão do que significa cada placa”, explica a analista de Responsabilidade Social da Rota das Bandeiras, Camila Souza, responsável pelas atividades do programa.