Ações de conscientização da Concessionária Rota das Bandeiras por um trânsito mais seguro impactaram mais de 24 mil pessoas em 2024
29.12.2024
A Concessionária Rota das Bandeiras, empresa responsável pela administração do Corredor Dom Pedro de rodovias, encerra o ano de 2024 com uma importante marca: suas ações de conscientização por um trânsito mais seguro impactaram 24.830 pessoas. Ao longo do ano, foram 52 ações coordenadas pela área de Responsabilidade Social, com palestras de segurança viária em empresas, atividades de sensibilização de motoristas em espaços públicos e parcerias com outras empresas que atuam na construção de uma cultura de paz no trânsito. Além disso, a Concessionária deu prosseguimento ao programa Rota da Educação, desenvolvido em escolas municipais do Corredor.
Ao longo do ano, foram 14.342 alunos beneficiados. A Concessionária esteve presente em 37 escolas de cinco municípios – Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Itatiba, Igaratá e Jarinu – com o Rota da Educação, com rodas de conversa e atividades lúdicas para a formação de crianças e adolescentes mais responsáveis sobre as atitudes no trânsito.
A Rota das Bandeiras também desenvolveu ações com estudantes em Louveira, por meio de uma parceria com a Fundação Mapfre, que instalou uma mini-cidade para que os alunos aprendessem sobre as leis de trânsito na prática, guiando bicicletas; e Nazaré Paulista e Conchal também foram beneficiadas com a revitalização da sinalização viária no entorno das escolas, totalizando assim oito municípios que receberam ações do programa educação da Concessionária ao longo do ano.
Ao todo, a Rota das Bandeiras implantou placas, delimitou vagas do transporte escolar e fez a pintura de solo nos arredores de seis instituições de ensino: a Escola Estadual Padre Orestes Ladeira, em Conchal; EE Profª Ivony Camargo Salles, em Itatiba; EMEF Faustino Penalva e EMEI Pref. Estanislau, em Nazaré Paulista; e as EMEF Pedro Ferrara e Prof. Dirney, em Jarinu.
As atividades de segurança viária foram realizadas em 14 cidades e atingiram todos os públicos que formam o trânsito: pedestres, motociclistas, ciclistas, caminhoneiros e motoristas. As 52 ações atingiram 10.488 pessoas. Além dos programas permanentes da Concessionária, como o Por Cima do Risco, que conscientiza moradores e trabalhadores de empresas às margens das rodovias a utilizaram as passarelas, e o Parada Legal, que oferece uma série de serviços de bem-estar e saúde a caminhoneiros, a Rota das Bandeiras atuou em parceria com prefeituras e empresas, com a Ipiranga, no desenvolvimento de outras ações de conscientização, e realizou palestras em empresas de grande porte, como Samsung e Bosch.
“Além dos investimentos contínuos nas rodovias, com a implantação de dispositivos de segurança e a modernização de todo o sistema viário, a mobilização da sociedade por um trânsito mais seguro é essencial e por isso a Concessionária desenvolve as ações com diferentes focos, atendendo à necessidade daquele público específico. Cada sementinha que plantamos em palestras nas empresas, campanhas em praças e outros espaços públicos, se transformam em ações mais responsáveis no trânsito”, avalia Camila Fernanda de Souza, à frente da Responsabilidade Social da Concessionária. As atividades também contam com a participação de integrantes de outras áreas da Concessionária, como inspetores de tráfego e resgatistas, que dão orientações por uma conduta responsável ao volante e também de primeiros-socorros.