A passarela é o dispositivo de segurança para evitar acidentes por atropelamento em pontos-chave de grande fluxo de pedestres. Muitos usuários, porém, desconhecem os riscos de se atravessar uma estrada e, nesta hora, optam por correr o risco.
A campanha “Por Cima do Risco” nasceu com base nesta preocupação. A Rota das Bandeiras entende que as comunidades que margeiam nossas rodovias têm de saber o exato perigo que correm cada vez que fazem uma travessia. Assim, além do risco reduzido a cada usuário orientado, a Concessionária ganha milhares de aliados na difusão destas informações.
A ação acontece sempre próxima a uma passarela de grande movimento. Ali, uma equipe da Rota das Bandeiras aborda as pessoas que relutam em utilizar o dispositivo, mesmo estando a poucos metros do local da travessia.
Na abordagem, o pedestre é informado sobre os dados de acidentes por atropelamentos naquele trecho, passa a entender a noção de rodovia do ponto de vista do veículo que nela trafega e entende, enfim, que atravessar por cima da passarela não é uma perda de tempo.