Motociclista, nada é mais importante do que a sua vida!
O aumento da frota de motociclistas no trânsito, sobretudo por conta do fenômeno das entregas no sistema delivery – acentuadas a partir do período de pandemia -, potencializou o registro de acidentes envolvendo esse público. Embora representem apenas 3% dos veículos no Corredor Dom Pedro, os motociclistas foram praticamente a metade das vítimas fatais em 2024. As estatísticas vão na contramão do verificado com os demais veículos – queda consistente do número de acidentes desde o início da concessão, em 2009.
Diversos fatores estão associados ao aumento de ocorrências. Motoristas de automóveis e caminhões, muitas vezes, não olham os retrovisores ou ignoram pontos cegos na hora da mudança de faixa. Em outros casos, trafegam colados na traseira do motociclista, forçando a ultrapassagem. A pressão por produtividade dos entregadores também acarreta abusos como excesso de velocidade e longas jornadas de trabalho.
Ao subir em uma moto, lembre-se: nada é mais importante do que a sua vida! Confira os principais fatores de risco e adote uma conduta responsável no trânsito:
Imprudência
- Excesso de velocidade
- Ultrapassagem indevida
- Condução no corredor entre os veículos
- Condução sob efeito de álcool ou drogas
Desatenção
- Uso do celular para checar a rota de entrega
- Cansaço por excesso de trabalho
- Sonolência
Falta de equipamentos de segurança
- Falta do uso de capacete (ou uso incorreto)
- Ausência de jaquetas, luvas, calçados adequados e coletes refletivos
Falta de manutenção
- Pneus desgastados
- Freios ineficientes
- Problemas na suspensão, faróis ou retrovisores
Inexperiência
- Condutores recém-habilitados
- Ausência de treinamentos e cursos de pilotagem defensiva